Itens importantes a verificar
Gerenciador de Negócios
Se você já possui uma conta no Facebook, precisará fazer login no Gerenciador de Negócios, que permite criar e analisar anúncios 100% completos para que possamos criar, modificar e acompanhar todas as campanhas, bem como descobrir quais campanhas estão em execução.
Estabelecimento de objetivo
Na tela geral podemos escolher nossa primeira criação, temos que informar qual é o objetivo do anúncio criado, onde podemos definir: reconhecimento do produto, acesso, tráfego, etc.
Se clicarmos no ícone (i), veremos que há uma pequena explicação ali. Assim escolhemos a melhor opção para o perfil da sua empresa.
Após clicar na opção, é necessário ir ao final da página e confirmar a opção selecionada para sua campanha, por exemplo, podemos optar por reconhecimento do produto
Quando terminar, selecione “Teste A/B” e “Otimizar orçamento da campanha”. Com a ajuda dos testes A/B temos a oportunidade de testar vários posicionamentos do mesmo anúncio, para otimizar o orçamento temos a possibilidade de escolher se o investimento será diário ou permanente.
Se for diária pagamos o limite de gasto, para quem escolher vitalício, o valor total deve ser distribuído enquanto a campanha estiver ativa.
Segmentação de público
A segmentação é importante porque selecionamos apenas pessoas que realmente tem interesse em ver nossos anúncios, utilizamos os ícones disponíveis, aproximamos do ícone para obter mais informações, assim podemos saber mais sobre as informações selecionadas.
Para que sua estratégia funcione, você precisa saber quais são os pontos problemáticos, preferências e necessidades do seu público.
Por exemplo, por segmento, podemos criar ofertas sob medida para o público, que, se você restringir as opções, pode rastrear o número médio de visualizações.
Não se esqueça que, nos anúncios e campanhas que você criar, você deve incluir palavras-chave relacionadas ao seu segmento, assim seus recursos serão melhor gastos, dando o melhor desempenho.
Caso o público seja em um local esoecífico, você poderá escolher o raio de distância que sua empresa atenderá, a empresa poderá atingir as comunidades de cidades próximas ou somente dentro da cidade onde a empresa reside.
Nesta seção, também conhecemos as características dos clientes que podem comprar nossos produtos e serviços, portanto, fique atento com qualquer informação que os clientes forneçam ao preencher o formulário.
Caso sua cidade seja um destino turístico, a promoção pode ser exclusiva para turistas que estiverem na cidade no momento, podendo oferecer Day Use, passeios pela cidade, ingressos para algum evento.
É importante ressaltar que o gênero e a idade podem variar de acordo com o tipo de negócio e a cidade em que atua, além disso, podemos utilizar melhor os dados estatísticos para atingir mais pessoas.
O público também será identificado por seu status de relacionamento (casado, solteiro etc.), histórico profissional, trabalho, país, lugares que visitam, interesses e muito mais.
Posicionamento do anúncio
Esse processo deve ser feito na página de seleção de público onde o anúncio está localizado.
Aqui usamos duas opções: automático e manual, quando você escolhe os anúncios automáticos, o Facebook determina os posicionamentos por orçamento, para quem escolhe o posicionamento manual, quem escolhe o posicionamento do anúncio é o usuário.
Controle do orçamento
Com um conjunto de anúncios, podemos determinar quanto será pago por cada clique no seu link. Se a sua landing page está tendo um bom desempenho, você deve escolher a opção CPC, que será uma ótima dica para manter seu investimento otimizado.
Os anúncios serão executados durante o dia, só então os anúncios do Facebook mostrarão mais pessoas. Nesta plataforma, você poderá escolher um horário para deixar seus anúncios veiculados o tempo todo.
Qual é o principal objetivo da publicidade?
Determinar o objetivo de seus anúncios é muito importante em sua campanha para trazer bons resultados, no Facebook podemos encontrar vários tipos de anúncios, os empresários podem dividir seu orçamento, de acordo com o tipo de anúncio a utilizar, para manter os orçamentos baixos sob controle.
Veja qual objetivo atual você deseja melhorar sua campanha com o Facebook, confira aqui:
- reconhecimento da marca;
- alcance;
- tráfego;
- envolvimento/engajamento;
- instalação do aplicativo (é ideal para quem deseja lançar um aplicativo);
- visualizações de vídeo;
- geração de cadastros (para captar os leads);
- mensagens;
- conversões;
- vendas no catálogo;
- tráfego para o estabelecimento.
Antes de escolher uma plataforma de publicidade, crie uma estratégia de marketing digital com todos os elementos bem definidos, assim você escolherá apenas as ferramentas e recursos que cabem no seu orçamento. Seja realista e evite metas que não pode alcançar.
Use o Teste A/B de forma eficaz para descobrir quais estratégias têm os melhores resultados, acompanhe relatórios semanais para entender como está o desempenho do ROI da sua empresa.
Conclusão
O Facebook entende muito bem seus anunciantes porque eles sabem que entrega bons resultados e por isso para uma campanha de sucesso seu site ou loja virtual precisa de uma estrutura profissional para entregar uma boa experiência para os usuários. Espero que este artigo tenha ajudado você a ter um norte para criar a sua campanha.