O que é um estrategista digital?
Sua principal missão é mapear o conteúdo com base em extensa pesquisa, entender os pontos problemáticos de um indivíduo e adaptar o conteúdo da melhor forma para cada estágio da jornada do cliente.
Além disso, este especialista executa as seguintes tarefas:
- Trabalhar diretamente com os clientes para definir metas de negócios e métricas de sucesso;
- Ele mostra os recursos necessários para executar o negócio;
- Definir também metas de gestão, ROI (Return on Investment) e outras;
- Resolver problemas de forma eficaz e fazer recomendações para evitá-los;
- Entende o que precisa ser priorizado no cenário do marketing digital;
- Investiga as campanhas dos concorrentes e pratica os melhores métodos de medição;
- Planeja o que impulsionam guiado pela estratégia de produção e vendas.
Como se tornar um estrategista digital? O que precisa saber?
Em primeiro lugar, é importante entender que o trabalho de um estrategista digital é, na verdade, pesquisa. Esse profissional precisa estar atento a questões de diferentes mercados se quiser atuar em diferentes áreas.
Pensando nisso, vários aspectos são importantes para você dar os primeiros passos como freelancer, como SEO e endomarketing, organização e comunicação.
Mas existe outro passo muito importante para se tornar um profissional respeitado: o aprendizado. Aprenda com quem está há muito tempo no mercado e tem resultados comprovados. Esteja atento às novidades e use o máximo de conteúdo que puder, seja conteúdo gratuito ou pago.
Outra dica é fazer muito networking, que é a base do marketing de mercado. É a partir dele que você pode encontrar clientes ou obter indicações para participar de diferentes projetos, obter mais informações e aprender com outros profissionais.
Funil de Vendas
Um funil de vendas é um modelo estratégico no qual você define o estágio da jornada em que seu cliente está.
O funil começa no topo, com a entrada dos visitantes, e continua até o final da venda.
Nessas etapas, você guiará os clientes em potencial durante toda a jornada de compra, desde o primeiro contato com sua empresa até o pós-venda.
Tráfego Pago
O tráfego pago é utilizado no marketing digital estrategicamente para trazer visitantes para as landing pages com investimentos publicitários.
É uma maneira eficaz de obter bons resultados em um curto período de tempo.
Copywriting
Copywriting é uma técnica de produção de texto de forma atraente que se concentra em conversões.
Esta é uma forma de marketing direto, pois leva à ação imediata, utilizando técnicas como a psicoestimulação.
Um estrategista digital usa copywriting na maioria de suas ações, como:
- postagens de mídia social
- Publicidade por e-mail
- Anúncios
- página de vendas
Tráfego Orgânico
Ao contrário do tráfego pago, com o tráfego orgânico você não precisa investir dinheiro para levar os visitantes a páginas importantes.
Porém, como não usa anúncios, o tráfego é lento, mas pode gerar engajamento e fidelização.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia para envolver os clientes criando conteúdo relevante (documentos, vídeos, e-books, postagens em redes sociais). O marketing de conteúdo é um método de publicidade que não promove produtos diretamente, mas envolve o público-alvo fornecendo soluções para seus problemas.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital para comunicação direta, por e-mail, entre uma empresa e sua base de clientes ou contatos. As campanhas de email marketing geralmente são feitas usando ferramentas de automação de email.
Lançamentos e Perpétuo
O lançamento é uma maneira de melhorar as vendas, usando técnicas que mantêm os clientes em potencial esperando para abrir o carrinho de compras para fazer uma compra.
No lançamento, havia um limite de tempo para fechar o carrinho, o que criava uma sensação de urgência nos potenciais clientes.
O lançamento do produto ajuda a empresa a ter maiores vendas nesse momento, pois com essa estratégia a empresa consegue vender para um grande número de clientes em pouco tempo.
Um lançamento perpétuo (ou perene) é uma forma de reintroduzir um produto no mercado para atrair novos clientes.
Em alguns casos, um lançamento perpétuo tem um tempo limitado para que os clientes possam adquirir um produto ou serviço, o que gera uma sensação de escassez e urgência.
Veja outros pontos importantes para se tornar um estrategista digital.
Organização
Para ser um estrategista digital é importante ser organizado, pois nessa função, além de pesquisar, documentar e utilizar estratégias de marketing digital, você também fará trabalhos com diversos nichos.
Comunicação
Fora da organização, um estrategista digital precisa se comunicar bem, pois nessa função você vai precisar se comunicar com os mais diversos públicos, além da gestão e toda a equipe.
Resumindo, saber se comunicar com diferentes públicos é a habilidade mais importante de um estrategista digital.
Isso porque é por meio das redes sociais que ocorre a aquisição de clientes.
Como está o mercado para esse profissional?
Num ambiente tão competitivo onde existe muita procura e onde os clientes e potenciais clientes podem pesquisar e encontrar qualquer informação sobre o seu mercado e o produto ou serviço que vende Não há dúvida que qualquer empresa, de qualquer dimensão e setor necessita de um digital estrategista. .
Com esse especialista, a empresa consegue se conectar e se relacionar com a comunidade e, assim, conquistar mais clientes.
Qualquer empresa precisa de um estrategista digital para poder participar de qualquer situação atual, não importa onde a empresa esteja, se é uma empresa já integrada no mercado ou apenas começando.
O mercado digital, assim como todo o mercado técnico, relacionado à atividade desse especialista, está aquecido porque são poucos os profissionais com qualificação adequada para o tamanho da demanda.
Então se você quer trabalhar nessa profissão, invista em você, se prepare, aprenda a lidar com todas as necessidades desse mercado.
Assim, você se destacará e se tornará um profissional bem remunerado e requisitado no mercado digital.
Como conseguir oportunidades de trabalho?
Você pode iniciar esse trabalho como funcionário de uma empresa, candidatando-se a vagas divulgadas por agências, em plataformas especiais, como:
- LinkedIn
- Vagas.com
- Infojobs
- Glassdoor
- JobCoach
Mas, para ser contratado, o treinamento no trabalho geralmente é necessário.
Outra forma de começar a trabalhar como estrategista digital é se tornando um freelancer, pois você pode prestar serviços para empresas fazendo cursos gratuitos e acumulando muita experiência.
Você pode se registrar em plataformas como:
- Workana
- 99freelas
- GetNinjas
- Vinteconto
Essas plataformas conectam profissionais com empresas que precisam de serviços e são responsáveis por gerenciar todas as comunicações e pagamentos.
Conclusão
A Internet é um vasto domínio de conteúdo onde os usuários podem encontrar quase tudo o que desejam pesquisar.
Por isso, não faltam oportunidades para quem quer se tornar um estrategista digital, tanto por meio de cursos superiores quanto por cursos abertos, onde profissionais de qualquer área possam adquirir conhecimentos necessários para atuar nessa profissão.
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