O foco principal de uma estratégia de inbound marketing é criar conteúdo que atraia e engaje os clientes. Por outro lado, o maior desafio é fazer com que esse item se destaque da concorrência. Nesse sentido, saber se tornar um produtor de conteúdo pode ser a chave do sucesso.
O especialista em marketing digital é responsável por criar conteúdos em diferentes formatos para diferentes plataformas de forma a fortalecer a autoridade da marca e captar a atenção de potenciais compradores. Os principais tipos de conteúdo digital são:
- e-books
- vídeo
- podcasts
- Infográficos
- postagens de mídia social
- blog
O próprio texto que você está lendo agora é um exemplo do trabalho do criador de conteúdo. Quer você tenha chegado aqui por meio de uma pesquisa no Google ou algum outro tipo de referência, esta postagem fez parte de seu trabalho, chamando a atenção de um público-alvo específico.
Se você deseja fazer o mesmo para gerar mais leads para o seu negócio online, precisa desenvolver certas habilidades e técnicas. E como fazer isso com sucesso é o que você aprenderá nas próximas linhas com este artigo especial que preparamos. Confira!
Como se tornar um produtor de conteúdo em 8 passos
Segundo dados da HubSpot, 90% dos usuários pesquisam e comparam produtos e serviços online antes de decidir por um produto. Ou seja, não faltam pessoas dispostas a ler, assistir e ouvir conteúdos desde que sejam relevantes.
Por outro lado, com a popularidade do marketing digital para pequenas empresas, não faltam criadores de conteúdo. Descubra 8 etapas principais para se destacar da multidão e vencer a batalha pela atenção do cliente.
- Busque se especializar no ramo.
Embora muitas empresas de marketing digital prefiram contratar graduados em Jornalismo, Publicidade ou Literatura, você não precisa de um diploma para trabalhar como produtor de conteúdo. No entanto, isso não significa que você não precisa aprender.
Para quem já possui graduação em alguma das áreas citadas acima, cursos de pós-graduação em Marketing Digital devem ser considerados para aprimorar seu currículo. Se você é autodidata, a melhor forma de investir é obter uma certificação de Produção de Conteúdo.
A boa notícia é que muitas empresas locais e internacionais oferecem alguma especialização nessa área para os interessados em começar. E o melhor é que muitos deles são gratuitos, como o curso Básico de Marketing Digital do Google.
- Aprenda técnicas de SEO
Além das certificações do artigo anterior, nossa recomendação é aprender mais sobre as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, você saberá tudo o que precisa para obter bons rankings e colocar seu conteúdo nas primeiras posições dos buscadores como o Google.
Lembre-se de que os mecanismos de pesquisa estão em toda parte na Internet. Portanto, o conhecimento de bons métodos de SEO também é útil para um bom posicionamento nas redes sociais e até no YouTube.
- Defina (e respeite) seu processo criativo
Outro requisito muito importante no trabalho de um produtor de conteúdo é o cumprimento de prazos. Fazer o trabalho no prazo é essencial para conquistar e reter seus clientes, especialmente se você optar por trabalhar como freelancer.
Nossa dica aqui é estabelecer um cronograma de trabalho e definir horários específicos para atividades como leitura, pesquisa e, claro, criação de conteúdo. Depois de encontrar sua velocidade de produção ideal, treine-se para respeitar esse cronograma e produzir com qualidade e consistência.
- Domine a língua portuguesa (e possivelmente inglês)
Essa dica é um pouco óbvia, mas vale lembrar: quem trabalha com produção de conteúdo, principalmente redação, deve ter um conhecimento profundo da língua portuguesa.
Um texto com erros de português manchará a reputação da marca e poderá afugentar potenciais compradores. Além disso, a habilidade de usar o inglês também é um diferencial porque há muito material usado nesse idioma.
- Use referências, mas seja autêntico
Conforme mencionado no artigo anterior, a produção de conteúdo envolve o uso de recursos para criar novos conteúdos. Portanto, não seja tímido e faça uma extensa pesquisa para encontrar a inspiração certa que possa estar relacionada ao que você produz.
Essas fontes podem ser artigos, vídeos, livros e até empresas da mesma categoria. Mas cuidado porque não estamos falando de copiar conteúdo; seu trabalho deve ser completamente autoral e original.
Não custa lembrar que o plágio pode levar até mesmo a processos judiciais. Portanto, inspire-se, mas não copie, mesmo pequenas citações.
- Conheça seu público
Você já leu muitas vezes neste post que seu conteúdo deve ser relevante. No entanto, lembre-se de que a compatibilidade é um conceito relativo; O que pode ser uma solução para uma pessoa pode não ser para outra.
Por esse motivo, você deve gastar muito tempo e esforço traçando o perfil da sua persona. Se você não está familiarizado com o termo, persona são personagens fictícios que representam o cliente ideal de uma empresa. Em outras palavras, seu público-alvo.
Ao ler sua persona, você saberá o que ela está pensando e, o mais importante, o que ela precisa. Dessa forma, você pode direcionar sua produção de conteúdo para entregar soluções que façam sentido para o seu público e, consequentemente, atrair mais clientes.
- Tenha cuidado ao digitalizar
Seguindo todos os passos anteriores, você terá o básico para se tornar um bom produtor de conteúdo. Mas não é preciso fazer tudo certo para atrair o público para o seu site e assustá-lo com uma apresentação confusa que dificulta a leitura.
A escaneabilidade é um conjunto de técnicas usadas para garantir uma leitura flexível e abrangente do texto. Para tornar a experiência do usuário mais agradável, você pode incluir características do seu conteúdo, como:
- Parágrafos curtos
- Subtítulos
- Marcadores para listas
- Imagens
- Gráficos
- Negrito
- Analise as métricas
A etapa final do nosso guia sobre como se tornar um produtor de conteúdo inclui a análise de desempenho. Afinal, você precisa garantir que seu trabalho seja bem-sucedido e gere leads para saber o que escrever e como escrever nos próximos materiais.
Aprenda a usar ferramentas como o Google Analytics para examinar métricas de conteúdo e ajudar a tomar decisões. Para redes sociais, preste atenção aos cliques, repetições, curtidas e compartilhamentos.
Com base nessas informações, você poderá ver onde precisa melhorar em seu trabalho para causar um impacto maior em seu público.
Conclusão
Invista cada vez mais no desenvolvimento das técnicas e habilidades para se tornar um bom produtor de conteúdo, com isso você pode atraír e ajudar muitas pessoas a ter acesso a informações importantes.
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Faça o que você viu aqui no artigo, persevere e tenha paciência e você alcançará os resultados esperados.