Você já ouviu falar em Dropshipping? Dropshipping é um modelo de negócio que permite a criação de um canal de vendas em que a mercadoria é apresentada a um comprador que não está no estoque da loja, mas sim ao fornecedor do item, que é acionado a cada transação realizada.
Ao longo deste artigo, nosso objetivo é explicar detalhadamente o que é Dropshipping e como ele funciona.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é um modelo de logística de loja virtual em que os produtos vendidos por e-commerce são armazenados no depósito de um fornecedor. A cada venda, o vendedor paga o custo do produto ao fornecedor, que se responsabiliza pelo envio do produto ao cliente final.
Ou seja, o Dropshipping é simplesmente uma forma de abastecimento onde o fornecedor fica responsável pelo estoque.
A cada venda realizada, o lojista entrava em contato com o distribuidor, pagava a mercadoria e solicitava a entrega ao cliente final.
Este acordo entre o vendedor e o fornecedor é feito antes que as mercadorias sejam registradas e vendidas através do e-commerce. Só assim você, dono do e-commerce, poderá garantir que estará, por exemplo, atualizado com a disponibilidade.
Os itens não passam pelo endereço do vendedor, eles vão do fornecedor ao comprador.
Isso significa que, em vez de comprar um produto e depois apresentá-lo ao cliente, o vendedor traz a mercadoria ao mercado e, após vendê-la, paga ao vendedor pela mercadoria.
Toda a logística de Dropshipping é uma forma de melhorar o processo e terceirizar outras etapas da venda.
Dropshipping: prós e contras
Dividir os processos e contar com colegas profissionais é um benefício importante do Dropshipping.
Outro fato interessante é que você pode não precisar de um local físico para o seu depósito.
Ao deixar o estoque para os fornecedores, os proprietários têm menos com que se preocupar: armazenamento e envio. Afinal, ambas as atividades estão sob o controle e responsabilidade dos prestadores de serviços de Dropshipping.
Com isso, o empresário fica livre para aplicar estratégias de frete e movimentação, processo que inclui pesquisa e contratação com outros prestadores de serviço, como transportadoras e Correios.
No entanto, as vantagens mais importantes sobre o Dropshipping são a redução do risco comercial e maior flexibilidade no capital de giro.
Pense bem, se você só paga seus fornecedores após a venda do produto, não precisa investir grande parte do seu capital inicial ou capital de giro na formação de estoque.
Isso significa que mesmo que você não venda as mercadorias expostas em sua loja, não haverá prejuízo real para elas.
Para um melhor entendimento, vamos pensar na lógica usual onde você precisa comprar produtos, armazená-los e anunciá-los.
Quando você compra ações, você está investindo na sua empresa. Porém, se esse estoque não for vendido, parte do valor investido na compra da mercadoria será perdida. Isso significa perda financeira.
Ao escolher o Dropshipping, esse risco é eliminado, pois o pagamento de mercadorias e fornecedores é feito somente após o pagamento do produto pelo cliente.
Contras de Dropshipping para loja online
Obviamente, qualquer facilidade de uso ou terceirização tem um custo para a empresa.
Deve-se levar em consideração os custos operacionais que os fornecedores de Dropshipping cobram pela manutenção e envio, afinal eles têm muita responsabilidade na cadeia de operações.
Portanto, antes de escolher um fornecedor de Dropshipping, é necessário avaliar o impacto financeiro do envio de estoque e envio de pedidos.
Talvez, se você já tiver uma boa gestão, não haja necessidade de contratar esse tipo de serviço.
Vale ressaltar também que, mesmo que o frete e a separação sejam de responsabilidade do fornecedor, é a você que seus clientes irão reclamar caso haja algum problema de entrega ou qualidade. Você também é responsável por fornecer cuidados de qualidade.
Caso contrário, a imagem da sua empresa será prejudicada, não do fornecedor.
Por fim, os custos individuais do Dropshipping tendem a ser altos. Isso porque no modelo tradicional de vendas, quando você negocia com um fornecedor uma determinada quantidade de itens por item, consegue um preço melhor.
Em outras palavras, comprar a granel leva a preços mais baixos para os vendedores, o que pode afetar suas margens de lucro ou sua capacidade de atrair compradores a preços mais altos.
Quais são os riscos do Dropshipping?
O Dropshipping pode trazer alguns riscos, como:
- Possíveis problemas na entrega de produtos;
- Problemas de organização de estoque;
- Menor lucro na operação final
- Demora com atrasos de entrega de mercadoria
Antes de tomar sua decisão, considere os desperdícios que podem ser causados pelo estoque, pense nos prós e contras de estocar e faça sua escolha.
5 empresas de Dropshipping
1.Amazon
A Amazon foi uma das primeiras empresas envolvidas na venda de produtos online. Também inclui Alexa Internet, A9.com e Internet Movie Database.
- Ebay
O eBay é uma empresa de e-commerce reconhecida como um dos maiores sites de compras online do mundo, além de ser uma das pioneiras nesse tipo de atividade.
- AliExpress
AliExpress é um serviço de varejo online de propriedade do Grupo Alibaba.
- Mercado livre
O MercadoLivre é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de e-commerce para pessoas físicas e jurídicas anunciarem e enviarem produtos online.
- Alibaba
O Alibaba é um conglomerado de várias empresas chinesas cujo negócio é baseado no comércio eletrônico, atuando como um mecanismo de busca para compras online.
Agora você já sabe o que é Dropshipping, além das vantagens e desvantagens de utilizá-lo em seu negócio. Independentemente do modelo de negócios que você usa, é importante garantir que as conversões de vendas sejam eficazes.