O que é persuasão em vendas?
Sabemos que a palavra persuasão se refere a uma estratégia indutiva na qual é possível convencer alguém a fazer algo que queremos, seja um ato físico ou uma mudança de pensamento ou comportamento.
A persuasão de vendas é uma técnica utilizada em um ambiente comercial para obter uma oportunidade de compra.
E não pense na persuasão como manipulação, é apenas uma forma de melhorar a comunicação com a pessoa com quem você está se comunicando.
Como aumentar o seu poder de persuasão?
Para aumentar sua persuasão, você precisa pesquisar sobre o assunto e observar o comportamento humano o máximo possível. Além disso, além do conhecimento adquirido, você deve adaptar tudo o que aprende às diversas situações em que trabalha.
Conheça o seu público
Conhecer seu público alvo é um ponto importante para começar a persuadir as pessoas a venderem ou comprarem um produto.
Você precisa diferenciar o grupo de pessoas com características semelhantes, que se encaixem perfeitamente no seu produto ou serviço.
As características do público-alvo geralmente são:
- Gênero
- Idade
- Localização
- Hábitos de consumo…
Defina sua persona
Você precisa conhecer muito bem seus clientes se quiser obter uma imagem clara deles. Isso torna as entrevistas um dos melhores recursos que você pode usar ao criar uma personalidade.
Por meio de personas, você pode traçar estratégias de forma decisiva, pois estará no canal certo e abordará os assuntos certos para o seu público.
Separe diferentes categorias relevantes para você ou seus clientes. Coletivamente, eles cobrem as seguintes áreas: dados demográficos, hábitos de compra, uso e conteúdo profissional ou pessoal.
Identifique os motivadores
Outra razão que permite que você venda algo, utilizando essas técnicas, é diferenciando os motivadores da sua pessoa.
Os motivadores mais comuns, que levam o público à compra são:
- Medo
- Culpa
- Curiosidade
- Aceitação
- Ganância
- Segurança
- Conveniência
- Vaidade
Identifique esses motivos e o que faz com que o cliente tome uma ação rápida e compre o que você está vendendo.
15 Técnicas de persuasão para vender mais
Domine agora as 15 técnicas de persuasão para adotar e faturar bastante.
- Crie conexão com seu público-alvo
O relacionamento com o cliente é um conceito de marketing que descreve o relacionamento entre uma marca e um consumidor por meio de todas as suas interações.
Ter um bom conteúdo para o seu público é muito importante para atrair mais pessoas e ser a referência do tema no mercado.
Conhecendo o público-alvo, a empresa pode melhorar seus processos internos, evitar problemas no atendimento e aumentar as chances de conquistar e manter clientes.
Não podemos esperar que os clientes descubram sozinhos o que querem. Mostre a ele sua nova solução e por que ele deve comprar esse produto ou serviço.
Somos movidos a buscar a felicidade e o melhor nos faz sentir recompensados. Além disso, queremos evitar acidentes e queremos nos sentir seguros e protegidos.
E é exatamente por isso que criar emoções fortes pode ajudar a criar uma conexão maior com clientes e empresas.
- Mantenha um relacionamento de confiança
Para manter uma relação de confiança com os clientes, é preciso esforço para ser vista como uma empresa confiável.
Os clientes precisam de depoimentos que comprovem a qualidade do produto ou serviço que estão oferecendo no mercado, mesmo que ainda não tenha sido utilizado.
Clientes satisfeitos apreciam os produtos que usam. Eles deixam comentários positivos online, marcam suas fotos com hashtags de marca, criam vídeos usando seus produtos e recomendam sua empresa a amigos.
Planeje todas as interações com o cliente. Isso começa a partir do momento em que alguém ouve falar do seu produto e leva tempo para visitar seu site ou possível serviço após a venda.
- Entregue a solução para uma dor
A partir do momento que você identifica qual é a dor ou o desejo da persona, fica mais fácil propor uma solução para ela e poder se destacar dos seus concorrentes.
Lembre-se dos elementos de persuasão que levam seu cliente a agir e use os argumentos certos para convencer seus clientes em potencial a comprar.
- Storytelling
Criar histórias utilizando gatilhos mentais para persuadir o público é uma forma antiga e bastante eficaz de vender qualquer coisa.
Storytelling é uma técnica de contar histórias para transmitir uma mensagem de forma eficaz e se conectar com o público. Esse é um conceito muito importante para tornar seu conteúdo mais envolvente e criar identidade com os clientes.
No entanto, não é fácil usar essa estratégia. Você precisa escolher os formatos que funcionam melhor e adequar suas comunicações ao seu público-alvo.
- Prova social
A prova social é um gatilho psicológico poderoso e faz com que uma pessoa compre um produto ou serviço ao ver outras pessoas usarem ou falarem sobre esse produto ou serviço.
Por isso que famosas e influenciadores digitais ganham muito dinheiro com as empresas, seja pela classificação ou simplesmente pelo uso de um produto ou serviço, pois eles têm a capacidade de persuadir o público a comprar.
- Gatilho da escassez
Outro ponto de partida eficaz para persuadir e vender qualquer coisa é a escassez.
Você já comprou um produto porque eram as últimas unidades?
Por exemplo, é bastante comum encontrar anúncios de companhias aéreas que oferecem assentos de última hora ou cursos que oferecem vagas de última hora com desconto.
Essa é uma estratégia de marketing de alto impacto que leva o público a agir imediatamente.
- Mostre que é uma autoridade no assunto.
As pessoas confiam em pessoas que demonstram confiança no que dizem.
É por isso que os anúncios de creme dental, por exemplo, mostram um dentista falando sobre um produto ou um dermatologista falando sobre um creme antirrugas.
Se você tem formação ou experiência no seu nicho, deixe isso claro para o seu público.
Fale sobre sua formação, os cursos que fez, quantas pessoas já ajudou com seu produto ou serviço, etc.
Se você demonstrar autoridade, as pessoas serão mais facilmente persuadidas a realizar a ação que você demonstra, pois poderão confiar na qualidade do que você tem a oferecer.
- Reconheça seus erros
Se errar, admita seu erro. Essa atitude mostra humildade e te aproxima do seu público e das vendas.
Quando você admite que cometeu um erro e pede desculpas ao seu público ou clientes, você cria uma relação de confiança e intimidade com eles.
- Demonstre empatia
No atendimento ao cliente, a empatia é a capacidade de se conectar com as pessoas, construir relacionamentos e fazê-las se sentirem ouvidas, respeitadas e compreendidas.
Reconhecer suas preocupações é essencial para proporcionar uma experiência positiva e conquistar sua lealdade.
Mostrar empatia no atendimento ao cliente ajudará você a aumentar a retenção de clientes. Se os clientes se sentirem ouvidos, respeitados e tratados com respeito, é mais provável que escolham sua empresa novamente.
- Respeite a opinião do outro
Desmitificar o que os clientes pensam e sentem sobre uma empresa e até mesmo sua intenção de fazer negócios novamente ou até mesmo recomendar um serviço ou produto para amigos próximos faz parte do processo de aceitação da opinião dos mesmos.
O respeito mútuo da diversidade de ideias e evitar as críticas a respeito das opiniões alheias, pode deixar o complexo relacionamento com o seu cliente um pouco mais fácil.
- Seja amigo da sua persona
Para engajar seu público, é importante manter uma comunicação amigável com ele.
Faça com que a sua sinta confiança em você, acreditar em sua visão e, a partir daí, você pode vender qualquer coisa para eles.
Quanto mais você se comunicar com seus clientes em potencial, mais forte será seu relacionamento com eles e mais fácil será fechar negócios futuros.
- Responda os comentários e perguntas do público
A atitude que faz a maior diferença na construção de um relacionamento com seu público-alvo é não deixar ninguém “falando sozinho”.
Você pode não conseguir responder a todos os comentários e perguntas que a comunidade deixa em seus canais de mídia social.
Dependendo do tamanho do seu público e da sua autoridade no nicho que você atua, pode ser que você precise de alguém para te ajudar nessa tarefa.
No entanto, é muito importante que o público sinta que você se importa e que confia em você e no que você diz.
- Consiga um “sim” desde o início
Uma das melhores maneiras de convencer alguém, especialmente para vender algo, é fazer com que eles concordem no primeiro contato.
Segundo Dale Carnegie, autor do best-seller “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, quando você recebe o sim de alguém no início de uma conversa, é mais provável que ela continue dizendo sim até o final da conversa.
E, claro que essa técnica aumenta as chances de finalizar uma venda.
- Saiba ouvir
Ao ouvir seus clientes, você pode ver se eles são adequados para sua empresa, se são adequados e se você pode atendê-los. No processo de comércio, esta etapa é fundamental para reduzir a taxa de abandono e de rotatividade. (churn rate).
Ser capaz de ouvir seus clientes garante que você será capaz de ver quais são suas necessidades e que será capaz de entregar algo que os atenda com confiança e tranquilidade.
Nesse sentido, é impossível ter um bom relacionamento com o cliente se a empresa não o ouvir. Portanto, é essencial construir uma verdadeira coesão e confiança entre as duas partes.
- Use o gatilho da reciprocidade
O gatilho da reciprocidade, funciona mais ou menos assim: É da natureza humana fazer concessões.
Nas vendas, o objetivo é oferecer algo ao cliente que desperte nele um sentimento de “dívida”. Portanto, ele sentirá a necessidade de devolver o que o vendedor lhe deu.
Esse é o gatilho mental da reciprocidade.
Se você vende produtos digitais, pode oferecer conteúdo relevante para seu público-alvo:
- E-book gratuito
- Planilha
- Arquivo em áudio
- As primeiras páginas de um livro
- As primeiras aulas de um curso…
Conclusão
Agora que você conhece 15 técnicas de persuasão, entenda que pode usá-las em qualquer situação da sua vida para conseguir o que deseja.
No entanto, é importante observar que você não deve usá-los para enganar as pessoas.
Seja honesto e dê à pessoa algo de valor para conseguir o que deseja.
Em uma situação de vendas, entregue um produto ou serviço que realmente cumpra o que promete, para obter valor pelo dinheiro e conquistar ainda mais clientes.
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